exercicio-02-01

EP.3 – Combine seu cérebro e corpo para ser mais produtivo

O problema é em nossa rotina diária, seja você um empreendedor, alguém com um emprego corporativo ou alguém que está tentando fazer as duas coisas, além de dar atenção a sua família e cuidar de sua casa, muitas vezes você não encontra o tempo que deseja para fazer uma atividade física.

Podcast Todo Dia Útil, seu laboratório de empreendedorismo experimental. Segue abaixo a transcrição livre do episódio:

Olá, sou Eric Menau e nosso tema de hoje envolve o relacionamento eterno e conturbado entre nosso corpo e nosso cérebro para termos a maior produtividade possível.

Primeiro, o básico: é lógico que exercício físico faz bem ao corpo. Você não precisa de alguém em um podcast para lhe confirmar isso.

O problema é em nossa rotina diária, seja você um empreendedor, alguém com um emprego corporativo ou alguém que está tentando fazer as duas coisas, além de dar atenção a sua família e cuidar de sua casa, muitas vezes você não encontra o tempo que deseja para fazer uma atividade física.

Você pode encontrar vários artigos de pessoas de sucesso que acordam às 5 da manhã se exercitam e tem um dia fantástico. Muito legal, MAS, se você trabalhou até 1 da manhã e sabe que tem um outro dia cheio pela frente, talvez não seja a melhor opção acordar às 5 para correr. Talvez a melhor opção seja dormir um pouco mais para recuperar as energias.

Não existe receita de bolo aqui, o objetivo é encontrarmos um modelo que funcione para a sua realidade.

Minha realidade, de semanas que variam entre 60 e 100 horas, admito que não priorizava muito a atividade física, pois hora trabalhada é hora que pode gerar receita para empresa, e essa sempre foi minha prioridade. Porém, com o tempo, percebi que precisava de alguma atividade para manter a cabeça em ordem e evitar as dores das longas jornadas. Não gosto de academia e durante um tempo corri, mas hoje paro duas vezes por semana para aula de Ioga, que tem ajudado bastante e faço caminhadas esporádicas para acompanhar minha esposa que corre provas de longa distância.

Analisando alguns estudos para basear nosso tema de hoje encontrei um trabalho bem legal feito pelo Dr. Charles Hillman da Universidade de Illinois com crianças de 7 a 9 anos. O grupo que se exercitava 70 minutos ao dia mostrou resultados até 100% melhores de eficácia nos resultados de atividades cognitivas.

Um outro estudo feito por Jim McKeena da Universidade de Bristol mostrou uma performance 15% melhor em funcionários que praticavam atividades físicas quando comparadas ao grupo de controle. Como sempre, os links para os estudos estão em nosso site.

A ciência suporta essa necessidade do exercício físico para aumentar a produtividade. Primeiro, quando você se exercita o cérebro solta serotonina, um neurotransmissor que ajuda a estimular seu humor e emoções. Além disso, ao aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, você aumenta sua atenção e foco. Resumindo, o corpo pede exercício físico para melhores resultados nas atividades que exigem de sua mente.

Na minha opinião, um dos grandes inibidores para aqueles que são sedentários e não praticam atividades físicas é basear-se na realidade digital atual em que você pode aprender quase tudo sozinho, usando a infinidade de recursos disponíveis atualmente na web. O grande problema é que para manter a disciplina que uma atividade física exige para trazer resultados, é muito mais fácil ter algum instrutor ou um grupo que lhe permita manter-se motivado. Para a grande maioria, e me incluo neste grupo, é muito mais prazeroso um hamburger e uma cerveja naquele momento de folga do que ir para a academia ou correr na chuva.

Para os empreendedores que estão ouvindo, sugiro criar uma mentalidade que da mesma forma que você precisa pagar seus impostos, salários, fornecedores, etc, para manter sua empresa operando;

você também precisa pagar a conta que seu corpo exige para manter-se produtivo

. Não estou falando da neura dos ratos de academia que sempre estão postando fotos no Instagram e investem várias e várias horas por semana, o que na minha opinião, poderia ser mais equilibrado para garantir que você tem tempo suficiente para fazer sua empresa crescer. Escolha uma atividade que faça sentido para você e tente encontrar amigos ou familiares que lhe acompanhem, isso ajuda muito.

Para você que já pratica algum exercício, compartilhe no post do episódio e diga os benefícios que essa atividade lhe trouxe. Para quem ainda está parado, ao terminar de ouvir esse podcast, crie um plano, nem que seja para começar uma ou duas vezes por semana, mas comece a criar essa rotina.

O podcast está lhe trazendo algum valor? Então vá na Itunes Store, coloque as 5 estrelas e deixe sua sugestão para os próximos temas, isso é muito importante para aumentar cada vez mais nosso público e tornar cada vez mais relevante nosso laboratório de empreendedorismo experimental.

E para você que ainda não conhece, baixe o podcast “De Cabeça”, onde eu e o Bruno Moreira discutimos a fundo temas relacionados a empreendedorismo e marketing digital.

Grande abraço e até o próximo episódio.

Quer saber quando um novo episódio é publicado? Faça parte de nossa comunidade!

 

In this article